quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que fazer em uma dinâmica?

Uma dinâmica é uma parte do processo seletivo de muitas empresas que tem como finalidade “peneirar” os candidatos e escolher aquele que melhor se encaixa com o perfil da vaga e da empresa.
O candidato deve estar disposto a fazer qualquer coisa mesmo que não goste do exercício que o recrutador irá passar pois é através daquele e de outros exercícios que ele pontuará e verá se você esta apto ou não a dar continuidade ao processo.
Em uma dinâmica o recrutador analisa os diferenciais de cada pessoa. Os aspectos mais avaliados em uma seletiva são:
- Autoconfiança
- Capacidade de desenvolver trabalhos em equipe
- Competências para ser bom líder
- Interesse em manter relacionamentos interpessoais harmoniosos
- Pró-Atividade

De Olho no tempo
O tempo para realizar as atividades é avaliado. Não adianta ficar em uma discussão interminável e não cumprir a tarefa proposta. Se você sentir que o grupo não esta focado, converse com as pessoas sobre a importância de concluir a atividade a tempo.
A pontualidade no horário de chegada também é fundamental. Se, por algum imprevisto, você se atrasar, avise o consultor imediatamente.

Pergunte
A idéia é que o candito participe efetivamente da dinâmica. Ouça as instruções com atenção e, se não entender alguma coisa, esclareça com o consultor, ou seja, pergunte.

Cuidado com a linguagem
A dica é não utilizar muitas gírias e jamais usar palavrões. Não é necessário usar uma linguagem formal nem palavras difíceis, que quase ninguém entende.

Tagarela ou tímido?
Ser o que mais fala nem sempre é positivo. O importante é o conteúdo e a coerência da fala. Também não é necessário fiar esperando o entrevistador chegar perto para começar a falar. Os candidatos estão sendo observados o tempo todo. Seja natural.
Os tímidos e introvertidos devem se esforçar para participar das discussões em grupo. Se as suas colocações forem pertinentes, mesmo que sejam poucas, elas serão levadas em consideração.

Roupa Certa
É importante estar vestido de forma adequada para o momento e o local. Se a dinâmica for para uma vaga em instituição financeira, em que o traje padrão é social, o candidato não deve ir de calça jeans e camiseta. Por outro lado, o terno não combina com uma empresa de cultura mais informal, como as agencias de publicidade, por exemplo.

Dever de Casa
Muitas dinâmicas propõem exercícios que tem a ver com a área de atuação da emrpesa. Conhecer o negocio pode ajudar no desenvolvimento do trabalho e contar pontos positivos para o candidato.

Fonte: Max Geringer; Irina Schuchman, CIA de Talentos; Renato Grinberg; Trabalhando.com; Paulo Chertach


Meu Twitter: @ chertach (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário