quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como usar os recursos do Twitter para atrair clientes

Como seria bom se tudo na vida viesse com um manual prático não é? Mas felizmente existem alguns especialistas dispostos a recuperar essa diferença e oferecer dicas baseadas nas próprias experiências. É assim com a internet e com todas as redes sociais que dominam o mundo digital. Para quem tem uma empresa e não para de ouvir falar sobre as possibilidades e benefícios que terá ao fazer parte das mídias sociais, eis algumas dicas sobre como proceder para usar ao máximo todos os recursos que o Twitter oferece, faça um teste e comprove a eficiencia dessa ferramenta gratuita.

Não importa qual é o seu negócio, o processo começa pelo básico, você tem algo a oferecer ao seu público e seu público precisa de algo. Mas para usar os 140 caracteres de maneira eficaz na rede de microblogs você vai ter que transformar esse “algo” em alguma coisa em comum, Ou seja, ofereça exatamente o que o público quer. E nada de entupir seus seguidores com ofertas de 200 produtos o cliente não busca só produto,quer a ideia, a informação, atenção. Então mescle uma oferta aqui, outra ali, com artigos interessantes sobre a sua área de atuação, o institucional da empresa.

O Twitter tem uma série de serviços disponíveis e saber usar esse serviços ajuda e muito na hora de formar uma estrategia, um deles é o encurtador de URL – aquele sistema que transforma um link super extenso em outro bem menor, mais adaptado ao modelo “mini” das suas mensagens instantâneas. Use e abuse desse recurso, pois sobrará mais espaço para você fazer um comentário bem atraente.


Além disso, o Twitter tem uma máxima: para acertar o ponto você deve fazer posts frequentes, mas sem exageros. Em outras palavras, não escreva tão pouco a ponto de fazer seu público esquecer que você existe e não escreva demais, pois nada mais será do que um chato na rede. Os dois opostos só têm um destino: seguidores batendo em retirada.

E se tem algo que o público adora é ver seu comentário respondido. Cada vez que alguém falar com você, responda, dê atenção e crie um laço com o seu cliente. E lembre-se: o Twitter suavizou as amarras você pode ser simpático, divertido e leve Mensagens formais não combinam muito bem com a rede. 

Outra dica importante: programe um número de postagens no dia e procure manter esse cronograma, ressaltando que não vale a pena escrever depois das 18h e antes das 8h, pois sua mensagem será engolida pelas informações que chegarem depois.

Por fim, abuse dos recursos do site, como o Sorteie.me (como o nome já diz, para promover sorteios entre seus seguidores), o Hootsuite e o Twitter Dmer, para tuitar em equipe e programar mensagens quando estiver fora. Para fazer enquetes use o Twpoll.com e o TweetEffect, para saber quais foram seus posts mais populares. Essas são apenas algumas das diversas ferramentas criadas para auxiliar você a manter um perfil corporativo bem sucedido no Twitter. Conheça todos e descubra quais podem ser mais úteis para a sua empresa.


FONTE: Blog – Mídias Sociais em Tempo Real e adaptado por Paulo Chertach



Meu Twitter: @ chertach (link)

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