quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas para formar um currículo

O currículo é a apresentação do candidato a determinada vaga. Existe um ditado que diz “a primeira imagem é que fica” (clique aqui para ver artigo relacionado), a primeira coisa que o selecionador vê do candidato é o currículo, pois se não chamar a atenção você não passará para a próxima fase que é a entrevista.
Sendo assim você como candidato deve se preocupar com as informações contidas no currículo tanto na distribuição delas sabendo que não existe uma ordem certa, com a clareza das informações, com a veracidade da mesma, etc. Neste blog existem outro artigos relacionados dêem uma olhada, eles vão te ajudar no momento em que você estiver necessitando.
Logo abaixo estão algumas dicas para formar um currículo nota 10 parte a parte essas dicas foram dadas por Max Geringer para o Fantástico.

OBJETIVO

Causar uma boa impressão no começo da carreira.

APRESENTAÇÃO

Leitura fácil: Seu currículo precisa ser fácil de ler e atraente. Não se esqueça de padronizar as informações, sempre com a mesma formatação.
Seja direto: Procure não colocar a área em que atua como objetivo profissional, mas sim o cargo ao qual deseja concorrer.
Ressalte pontos mais relevantes: Adapte o seu currículo para cada oportunidade.
Cuidado com erros de português: Erros podem desclassificar um candidato. Revise cuidadosamente e, se possível, peça para que outra pessoa colabore com você nessa tarefa.
Complete todos os campos:Essa é uma dica para quem manda currículos pela internet. Deixar algum campo em branco pode impossibilitá-lo de aparecer em algumas buscas.

EXPERIÊNCIA

Experiências recentes primeiro: A experiência profissional deve vir sempre em ordem decrescente e completa, com cargo, funções e período de atuação.
Universidade tem peso?: Empresas recebem tantos currículos que são obrigadas a aplicar alguns filtros para fazer a seleção. O prestígio da escola é um deles. A maioria dos formandos não terá uma grife escolar no currículo, mas nem por isso deixará de conseguir um emprego decente.
Língua estrangeira: Se não fala outra língua, não minta! Porém, é válido colocar se possui apenas conhecimento básico.
Destaque para cursos: Cursos de especialização de pouca duração devem ser destacados porque mostram que você está em busca de conhecimento e aprimoram o seu currículo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Mantenha seu currículo atualizado: Lembre-se de atualizá-lo sempre com mudança de informações pessoais, profissionais e novos conhecimentos na área.
Venda seu peixe: Escreva experiências pessoais relevantes ou premiações.
Rede de relacionamentos: Faça uma lista de pessoas que podem te ajudar, como professores ou amigos dos pais, e,sem constrangimento, mande e-mails para esses contatos.
Buscar um emprego já é um emprego: Dedique-se a esta atividade, estipulando horários para busca de vagas e envio de currículos. Tenha paciência!

NÃO VALE MENTIR:

Saiba quais as maiores mentiras contadas nos currículos:
Formação acadêmica.
Fluência em idioma estrangeiro.
Falsa experiência na área em que deseja atuar.
Acréscimo de atribuições no cargo anterior.
Últimos cargos supervalorizados.
Salário anterior.
Maior tempo de permanência na antiga empresa.
Curso de informática.
Participação inexistente em trabalhos voluntários.
Garantia de mobilidade e flexibilidade.
Estado civil.
Idade.

Teve duvida? Quer dar tua opinião? Quer Criticar? Dar Sugestões?
Envie um email para paulochertachmarketing@hotmail.com ou então deixe sua duvida, sua critica, sua sugestão ou seu comentário no campo abaixo.

Modelo de curriculo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário