terça-feira, 28 de dezembro de 2010

De olho nas redes socias...

O Brasil tem liderado no uso de redes sociais no mundo. O país é pioneiro em consumo de internet, com 86% de visitas nas redes sociais. Outros estudos mostram que uso de redes sociais para seleção é visto como tendência para 2011.

Um estudo realizado pela Robert Half com 2.819 executivos de média e alta gerência aponta que 21% das empresas nacionais afirmaram que utilizam ferramentas de redes sociais para contratações. O Brasil lidera e está na frente de países como Espanha (18%), Itália e a Holanda (3%).

Atualmente, as redes sociais voltadas para uso profissional e networking mais disseminadas no País são LinkedIn e Plaxo levando em consideração de que o Twitter e Facebook estão começando a crescer neste sentido.

De acordo com pesquisa da Jobvite, empresa de aplicativos e recrutamento, realizada com 825 profissionais do ramo, 78% usam o LinkedIn, 55% usam o Facebook (representa 15% a mais que no ano passado) e 45% usam o Twitter (32% mais que em 2009) nos processos seletivos.A forte tendência do uso de redes sociais para seleção é percebida pelo resultado desta pesquisa. Cerca de 92% dos profissionais entrevistados já usam ou planejam adotar ferramentas sociais no recrutamento de candidatos.

De acordo com Karin Parodi, diretora geral da Career Center, hoje um candidato consegue ampliar sua exposição para o mercado com muito mais agilidade e amplitude do que no passado. Porém, é preciso escolher ferramentas seguras e o conteúdo adequado para gerar a necessidade o interesse de um contato pessoal.

Para a executiva, a divulgação de currículo online pelas redes sociais é um benefício para os headhunters. Contudo, os candidatos precisam fazer o uso criterioso. “Os exageros de informação de natureza pessoal, fotos pouco profissionais, confusão entre sites de relacionamento mais pessoal (como Orkut e Facebook) e sites de relacionamento profissional (como Linkedin ou Plaxo) são erros cometidos com alguma freqüência”, aponta Karin.

No início, havia certo predomínio dos profissionais e carreiras ligadas a área de tecnologia, que com mais facilidade aderiram a este tipo de ferramenta, ou seja, as redes sociais. Segundo Karin, como os sites eram quase sempre em inglês, havia também uma predominância de posições mais altas e perfis de profissionais mais seniores ou com formação mais sofisticada.

“Hoje, praticamente essa predominância deixou de existir e encontramos representantes e vagas de todas as carreiras e níveis. As ferramentas se tornaram muito fáceis de utilizar e estão disponíveis em diversos idiomas”, conta.

Se você ainda não começou a utilizar as redes sociais para buscar talentos ou se auto-divulgar, aproveite e reveja seu planejamento para o próximo ano. Você pode ter mais facilidade no contato com os profissionais,

Retirado e adaptado de: http://www.hsm.com.br/editorias/2011-use-redes-sociais-para-contratar-e-se-projetar-na-carreira
Acerte no Alvo. Paulo Chetach sempre prsente

Meu Twitter: @ chertach (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário