quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ativista do software livre quer que cada brasileiro tenha o seu computador - Parte 02

Tecnologia Verde
mad2
Outra vantagem do projeto de Maddog é que os computadores causam menos impacto ambiental. Por exemplo: um computador atual consome em média 300 watts de eletricidade. Os thin-clients do projeto Cauã consumiriam meros 10 Watts, simplesmente porque não precisam de disco nem de ventilador. E justamente por não terem disco, podem ficar ligados indefinidamente, evitando o gasto extra de energia do processo.
Também são duráveis. A estimativa do projeto é que a duração média dos thin-clients seja de dez anos.
Além disso, os computadores usariam menos componentes nocivos à natureza e teriam mais partes recicláveis do que uma máquina comum.
Tecnologia brasileira e fomento econômico
Outro problema com os computadores atuais é o preço. Quase a metade do valor de um computador hoje é composta de impostos. Maddog já está em negociações com pesquisadores da USP para que o modelo do thin-client e dos servidores usados no Brasil sejam desenvolvidos aqui, usando tecnologia local.
Além melhor adaptados à nossa realidade, os computadores seriam produzidos aqui, reduzindo o custo e gerando empregos locais.
A manutenção dos equipamentos seria feita pelos Administradores de Sistema (SAs) treinados pelo projeto Cauã. A ideia é que em cada local onde haja um servidor do projeto, haja um Administrador capacitado para resolver qualquer problema ou fazer qualquer atualização necessária. Os SAs também estariam capacitados para dar consultoria aos usuários tanto no uso quanto na montagem dos equipamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário