sábado, 4 de junho de 2011

A importância das redes segmentadas

Por Dennis Altermann e adaptado por Paulo Chertach


Hoje existe grande “movimentação” de pessoas na internet que dedicam grande parte do seu tempo navegando por esse espaço imenso. Até podemos dizer que atualmente a internet esta fazendo uma revolução com as mídias sociais na qual vem atraindo cada vez mais pessoas.
Depois da popularização de redes sociais em regiões fixas, como por exemplo o Orkut no Brasil, MySpace nos EUA (não é tão utilizada no Brasil), entre outras, hoje vivemos duas realidades dentro do universo das redes sociais. Primeiro é a Globalização, com o crescimento do Facebook, por exemplo, a rede social vem se tornando a maior dentro de muitos países desbancando o Orkut que segundo estudos apontam que o Orkut está virando uma rede para classe C e quem sabe pode ate “morrer”,o Facebook já é a maior do mundo em número de acessos, com mais de 500 milhões de usuários.

Em segundo lugar na realidade deste mercado de redes sociais atual estão as segmentadas, ou seja, as redes individuais que podem se conectar com outras redes. O número de internautas que participam de alguma rede social online vai continuar aumentando e este fator, junto com a facilidade com que as mídias sociais oferecerem recursos de integração umas com as outras, tornando mais fácil o crescimento de redes sociais. Boa parte desta integração se deve a possibilidade de importar contatos, convidar conhecidos para participar da rede e a possibilidade de fazer login com facilidade, acessar através de dispositivos moveis (Ex.: Facebook, Twitter, Orkut, Windows Live Mesenger,  Google ID, Facebook Connect, Open ID, etc).
Porque as redes sociais segmentadas crescem tanto?
Hoje em dia, vemos os jovens participando de vários grupos diferentes, mudando seus paradigmas e vemos que a sociedade esta mudando.
A internet é a ferramenta fundamental, facilita com que estes grupos se encontrem e que muitos jovens descubram diversas identidades dentro da web, encontrando qual a melhor para si. Antigamente, além do preconceito por parte da sociedade, era a difícil de encontrar pessoas que partilhassem dos mesmo gostos. Hoje em dia, devido a exposição a tanta informação, os jovens tem um número maior de influências para construir suas identidades, definir seus gostos, aprimorar seu comportamento de compra, pois passa a ser influenciado e bombardeado pela mídia on-line e pelos amigos virtuais.
Qual impacto para o Marketing Digital?
A publicidade e o marketing já perceberam essa nova realidade muito mais focada em pequenos grupos e hoje muitas empresas procuram nas estratégias de marketing digital uma forma de atingir esses públicos segmentados, já que muito desses grupos utiliza ela para se encontrar e comunicar. Ferramentas de mensuração ajudam a encontrar estes grupos e é fundamental entende-los para conseguir se comunica com eles.
Os profissionais de comunicação têm que se acostumar a uma realidade onde todo dia você trabalha com um produto diferente, que provavelmente será direcionado a um público totalmente diferente também. Este fato fica ainda mais evidenciado nos públicos mais jovens, o local onde as características destes grupos se tornam mais evidentes.
Podemos perceber que isto tudo era muito forte nas comunidades do Orkut, onde vários tipos de grupos usavam e ainda usam para manter contato. Na nova realidade da web, com tantas ferramentas para fazer redes sociais e tantas empresas interessadas nesta segmentação, podemos ver o crescimento de comunidades focadas em grupos específicos, sem necessariamente fazer parte de uma grande rede.
Hoje a grande maioria das empresas não estão preparadas para atuar com mídias sócias para atrair e conquistar novos clientes. Muitas empresas pensam que apenas criar um perfil em todas as redes já é estar fazendo parte dela, enganam-se quem faz essa pratica pois as redes sociais corporativas necessitam de u planejamento estratégico especifico visando o público-alvo na qual se quer atingir.


Meu Twitter: @ chertach (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário